sábado, 2 de outubro de 2021

5 CONCLUSÃO: O Espiritismo E Aqueles que O Difamam

Os que dizem que as crenças espíritas ameaçam invadir o mundo reconhecem, por isso mesmo, a sua força, porque uma ideia sem fundamento e destituída de lógico jamais poderia tornar-se universal. Portanto, se os seguidores do Espiritismo aumentam por toda a parte, principalmente, junto às classes mais esclarecidas, como é possível constatar, é porque ele possui um fundo de verdade.

Contra essa tendência serão inúteis todos os esforços daqueles que difamam e o próprio termo ridículo, usado para defini-lo, longe de lhe deter a trajetória, parece dar-lhe ainda mais força. Esse resultado justifica plenamente o que os Espíritos já nos disseram inúmeras vezes: A oposição não deve inquietá-lo e tudo o que fizerem contra virá em seu benefício; mesmo sem querer, os maiores adversários servirão à causa. A má vontade dos homens não poderá prevalecer contra a vontade de Deus.

Com o Espiritismo, a Humanidade deve entrar numa nova fase: a do progresso moral, que é a consequência inevitável dos ensinamentos que ele contém. Portanto, deixem de se admirar da rapidez com que elas proporcionam a todos aqueles que se aprofundam em seu estudo e que veem nelas algo mais que um simples passatempo. ora, se o homem quer a sua felicidade acima de tudo, não é de se admirar que ele se interesse por uma ideia que o faça feliz.


O desenvolvimento dessas ideias apresenta três fases distintas:


Primeira: é a fase da curiosidade, provocada pela estranheza que os fenômenos produzem.

Segunda: é a fase do raciocínio e da filosofia.

Terceira: é a fase da aplicação e das consequências.


A fase da curiosidade já passou, pois ela dura pouco tempo e, uma vez satisfeita, muda o seu foco. O mesmo não acontece com aquele que se dedica ao pensamento sério e ao raciocínio. A segunda fase, que é a do raciocínio e da filosofia, já começou, e a terceira seguirá a segunda inevitavelmente.

O Espiritismo progrediu principalmente depois que foi melhor compreendido na sua essência e depois que lhe perceberam o alcance, porque ele toca no ponto mais sensível do homem: a sua felicidade, mesmo neste mundo. Aí reside a causa da sua propagação, o segredo da força que o fará triunfar. Enquanto aguarda que a sua influência se estenda sobre as coletividades humanas, ele já torna felizes aqueles que o compreendem.

Mesmo aqueles que não presenciaram nenhum fenômeno material de manifestação dizem: além dos fenômenos, existe uma filosofia; essa filosofia me explica o que NENHUMA outra havia me explicado até então; nela encontro, tão somente pelo raciocínio, uma demonstração racional dos problemas que interessam muitíssimo ao meu futuro; o Espiritismo me proporciona calma, segurança, confiança e me livra do tormento da incerteza. Ao lado de tudo isso, a questão dos fatos materiais torna-se secundária.

Todos vocês que atacam o Espiritismo, querem um meio mais eficaz de combatê-lo com sucesso? Pois aqui está. Substituam-no por alguma coisa melhor; indiquem uma solução MAIS FILOSÓFICA para todas as questões que ele resolve; deem ao homem OUTRA CERTEZA que o faça mais feliz, mas compreendam bem o alcance da palavra CERTEZA, porque o homem só aceita como certo aquilo que lhe parece lógico.

Não devem se contentar em dizer: isso não existe, isso não é bem assim, pois é muito fácil negar. Provem, não através de uma negação, mas com fatos, que o Espiritismo não é real, que nunca o foi e que NÃO PODE ser. Se ele não for real, digam o que pode ser em seu lugar. Provem, finalmente, que o Espiritismo não tem por missão tornar os homens melhores e mais felizes pela prática da mais pura moral evangélica, moral que muitos louvam, mas que poucos praticam. Após fazerem isso terão o direito de atacá-lo.

O Espiritismo é forte porque se apoia sobre as próprias bases da religião, que são: Deus, a alma, os sofrimentos e as recompensas futuras. Ele é convincente, principalmente porque mostra esses sofrimentos e essas recompensas futuras como consequências naturais da vida terrestre e também porque, no quadro que apresenta do futuro, não existe nada que possa ser recusado, até mesmo pela razão mais exigente.

Vocês que possuem como doutrina a negação do futuro, que compensação oferecem aos sofrimentos da Terra? Enquanto a doutrina da negação se apoia na incredulidade, o Espiritismo convida os homens à felicidade, à esperança, à verdadeira fraternidade, a doutrina da negação oferece o NADA como perspectiva futura e o EGOÍSMO como consolação. O Espiritismo explica tudo e prova através de fatos. A doutrina da negação não prova, nem explica nada. COmo querem que os homens tenham dúvidas entre as duas doutrinas?


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