domingo, 3 de outubro de 2021

4 CONCLUSÃO: A Lei da Justiça, do Amor e da Caridade

O progresso da Humanidade tem seu princípio na aplicação das Leis da Justiça, do Amor e da Caridade. Essas Leis têm seu fundamento na certeza de que existe uma vida futura e, se essa certeza for retirada, essas Leis ficam sem apoio. Dessas três Leis derivam todas as outras, porque elas contêm tudo o que é necessário para a felicidade do ser humano. Apenas elas podem curar as chagas da sociedade e, se o homem comparar as épocas e os povo, verá que sua condição melhora à medida que essas Leis vão sendo melhor compreendidas e praticadas.

Se uma aplicação parcial dessas Leis já produz um bem significativo, imaginem quando elas forem a base de todas as instituições sociais! Isso é possível? Sim, porque se o homem já deu dez passos, pode dar vinte e assim por diante. Desse modo, pode-se julgar o futuro com base no passado. 

Já é possível notar que as antipatias entre os povos vão se extinguindo pouco a pouco; as barreiras que os separam diminuem com a civilização; eles se dão as mãos de um extremo a outro do mundo. Existe uma justiça maior presidindo a elaboração das Leis internacionais; as guerras se tornam cada vez mais raras e não excluem os sentimentos humanitários; a uniformidade se estabelece na relações sociais; as discriminações de raças e de castas desaparecem e os homens que possuem crenças diferentes deixam de lado os preconceitos de seitas, para se confundirem na adoração de um único Deus. É evidente que estamos falando dos povos que se encontram à frente da Civilização (ver perguntas n° 789 e 793).

Apesar de todos esses aspectos, ainda estamos longe da perfeição e inúmeros são os resíduos antigos que ainda precisam ser destruídos, até que não restem mais vestígios da barbárie. Mas esses resíduos poderão se opor contra a força irresistível do progresso? Poderão se opor contra essa força viva que é a própria Lei da Natureza?

Se a geração atual é mais avançada que a anterior, por que a geração que vai nos suceder não seria mais avançada do que a nossa? Ela o será pela força das circunstâncias. Primeiro, porque todos os dias morrem homens que cometem abusos, o que permite que a sociedade vá se melhorando através da chegada de elementos novos, livres dos velhos preconceitos. Em segundo lugar, porque o homem, desejando o progresso, estuda os obstáculos e se empenha em removê-los.

Se o movimento progressivo é incontestável, não existe razão para duvidar do progresso futuro. O homem quer ser feliz e esse desejo é muito natural. Assim, ele apenas busca o progresso para aumentar a sua felicidade , caso contrário, o progresso não teria nenhum sentido para ele. De que lhe adiantaria progredir se isso não melhorasse a sua posição?

Mas, quando o homem possuir todos os prazeres que o progresso intelectual pode lhe proporcionar, perceberá que a sua felicidade ainda não está completa; reconhecerá que essa felicidade é impossível sem a segurança das relações sociais, e essa segurança ele apenas encontrará no progresso moral. Então, pela força das circunstâncias, o próprio homem conduzirá o progresso na direção do aperfeiçoamento moral, e o Espiritismo lhe oferecerá a mais poderosa ajuda para atingir esse objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free ads