quinta-feira, 6 de abril de 2017

Então, podemos dizer que existem 2 elementos gerais do Universo: a Matéria e o Espírito?


27.

Sim, e, acima de tudo, Deus, o Criador, o Responsável por todas as coisas. Deus, Espírito e Matéria constituem o princípio de tudo o que existe; é a tríade universal. Porém, ao elemento material é necessário acrescentar o fluido cósmico universal, que desempenha o papel de intermediário entre o Espírito e a matéria propriamente dita. A matéria é demasiado densa para que o Espírito possa exercer a sua ação sobre ela.

Embora, sob certo aspecto, se possa classificar o fluido cósmico universal como elemento material, ele se distingue da matéria por possuir propriedades especiais. Se o fluido cósmico universal fosse matéria, não haveria razão para que o Espírito também não o fosse.

O fluido cósmico universal situa-se entre o Espírito e a matéria; ele é fluido, assim como a matéria é matéria. Pelas inúmeras combinações com a matéria, e sob a ação do Espírito, o fluido cósmico universal é capaz de produzir uma infinita variedade de coisas das quais a Humanidade conhece apenas uma mínima parte.

O Espírito se utiliza desse fluido cósmico universal, ou "primitivo", ou "elementar" porque ele é o princípio, sem o qual, a matéria estaria em contínuo estado de divisão e jamais adquiriria as propriedades que a força da gravidade lhe dá, como, por exemplo, a de poder ser pesada.

Observação

A matéria e o fluido cósmico universal constituem uma só grandeza: o Princípio Material. Além da matéria, existe o princípio inteligente: o Espírito, que se constitui na segunda grandeza da Criação. Acima deles está a causa de ambos: Deus.

Apesar de a matéria e do fluido cósmico universal serem a mesma coisa, eles estão em frequências vibratórias diferentes. Assim, a matéria é densa e ponderável, ou seja, pode ser pesada e medida, enquanto o fluido cósmico universal é etéreo e imponderável, isto é, não pode ser pesado, nem medido, mas ambos são matéria.

A consequência disso é que a gravidade, nessa faixa de vibração em que nos encontramos, torna-se relativa, ou melhor, pode atrair a matéria, mas não exerce atração sobre o fluido cósmico universal.


Página 85 | O Livro dos Espíritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free ads